"Os sobresselentes necessários à reparação da aeronave já foram expedidos pelo fabricante e chegarão à manutenção da SATA na sexta-feira de manhã, prevendo-se que a operação para a ilha do Corvo seja retomada nessa tarde", adianta um comunicado do gabinete de comunicação da empresa, acrescentando que "no sábado também será realizado uma frequência adicional para repor a regularidade das ligações a esta ilha".
A companhia aérea açoriana refere que "a segunda aeronave Q200, que também opera a ilha do Corvo, está em trabalhos de manutenção programada, não sendo viável a sua entrada imediata em linha", situação que "também afetou voos para outras ilhas, nomeadamente Flores, Pico, S. Jorge e Faial, durante o dia de hoje e de amanhã [sexta-feira], cujos passageiros estão a ser reacomodados em outros voos".
A SATA Air Açores, que assegura as ligações áreas entre as nove ilhas dos Açores, assegura ainda que "está a prestar todo o apoio normal e regulamentar aos passageiros afetados por situações de irregularidade operacional".
No comunicado enviado às redações, o Conselho de Administração "pede desculpa pelos inconvenientes causados".
A transportadora aérea SATA anunciou na terça-feira à tarde o cancelamento de uma ligação Lisboa-Horta-Lisboa e de mais de 20 voos interilhas açorianas previstos para quarta-feira devido à passagem pelo arquipélago do furacão "Lorenzo".
Na quarta-feira à tarde, após a passagem do furacão, anunciou a realização de três voos que permitiriam retomar as ligações aéreas com o grupo Central.
O porta-voz da SATA, António Portugal, adiantou, na altura, à Lusa que naqueles três voos seriam reencaminhados "250 passageiros" para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).
A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas.