Técnicas da Segurança Social julgadas por levarem mãe a perder filhas

Duas técnicas da Segurança Social foram acusadas de terem prestado declarações falsas contra uma mãe, para que lhe fossem retiradas as três filhas.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
06/11/2019 23:12 ‧ 06/11/2019 por Notícias Ao Minuto

País

Cascais

Ana Maximiano perdeu a guarda das três filhas, com idades entre os dois e os cinco anos, em dezembro de 2015. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Cascais que teve por base uma avaliação realizada por duas técnicas da Segurança Social. As três crianças foram entregues ao pai, que tinha sido condenado por violência doméstica. 

Passados quatro anos, por ordem do do tribunal da Relação, as duas técnicas da Segurança Social vão ser julgadas por falsidade de depoimento ou testemunho e denegação de justiça ou prevaricação

Na altura, as funcionárias entregaram no tribunal um ofício que dava conta de que Ana Maximiano tinha abandonado uma das filhas e que pretendia fugir com as outras duas. A mãe sempre rejeitou estas acusações.

"As arguidas (...) sabendo que os factos invocados eram falsos, visaram fazer crer ao tribunal que as crianças corriam perigo sério e obter essa retirada por mecanismos legais que sabiam desajustados", pode ler-se no auto do tribunal da Relação a que RTP teve acesso. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas