Se tem uma receita para aviar, saiba que já o poderá fazer este domingo. "O sistema informático de suporte às receitas eletrónicas recomeçou a funcionar às seis horas da manhã". A garantia é da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
A Associação dá conta, em comunicado enviado às redações, que os "doentes com receitas médicas nos seus telemóveis ou em qualquer outro suporte já podem dirigir-se às farmácias normalmente".
Recorde-se que os sistemas informáticos de suporte às receitas eletrónicas foram desligados, no sábado, a partir das 14h. Foi solicitado aos doentes que aviassem as suas receitas antes desse período e "o civismo da população e o esforço das equipas das farmácias permitiram garantir o acesso aos medicamentos a todos os doentes urgentes durante o período de indisponibilidade do sistema", revelou Miguel Lança, diretor de Sistemas de Informação da ANF.
A ANF apela a que, no futuro, haja um planeamento mais efetivo das alterações de procedimentos por parte da empresa pública responsável pelo sistema. "Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde deverão planificar quaisquer intervenções que perturbem a dispensa de medicamentos em parceria com as farmácias e os médicos prescritores, assim como avisar atempadamente a população», declara Miguel Lança.
Na base do descontentamento da Associação está o facto de só ter sido informada do 'apagão' do sistema pelas "18h43 de sexta-feira".