"Há mais esperança agora para os sem-abrigo do que há anos"

Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas, à margem de uma visita à festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa, sobre as perspetivas nacionais na questão dos sem-abrigo.

Notícia

© Global Imagens

Anabela Sousa Dantas
20/12/2019 19:22 ‧ 20/12/2019 por Anabela Sousa Dantas

País

Marcelo Rebelo de Sousa

"Eu diria que há mais esperança agora do que houve há um, dois, três, quatro anos", começou por dizer esta tarde o Presidente da República aos jornalistas, referindo-se aos sem-abrigo, no âmbito das visitas a instituições sociais.

O chefe de Estado justificou a sua afirmação com dois motivos: "A Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, tem um plano próprio de 400 habitações até 2023 e, no Orçamento do Estado para o ano que vem, a verba dos sem-abrigo multiplicou-se por quinze".

"Ainda é pouco, mas passou de meio milhão de euros para 7,5 milhões de euros, o que é um salto significativo", acrescentou.

Quando questionado sobre se esta era a resposta à sua luta no âmbito dos sem-abrigo, Marcelo respondeu que se trata de "uma resposta política a um problema nacional", sublinhando a existência de "um consenso nacional".

Marcelo Rebelo de Sousa comentou, ainda, que está a acompanhar, junto da Administração Interna, a progressão do impacto do mau tempo em território nacional. O Presidente admitiu também poder visitar na próxima semana as zonas afetadas pela depressão e afirmou não ir antes porque este fim de semana tem "compromissos institucionais".

"Bem pode acontecer, se isto se prolongar", disse Marcelo, que tenha de "mudar a programação de 24 e 25, para acorrer a uma outra situação que se considere mais grave".

"Eu espero que isso não suceda, eu esperaria que não sucedesse para não ter de acorrer a essa situação e poder manter a programação que tenho para 24 e 25 que, como sabem, envolve várias instituições sociais e outros programas que todos os anos faço", declarou.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas