Para o grupo oriental, composto pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, já está em vigor um aviso amarelo referente a vento e que se vai manter até às 12h00 de sábado.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar ainda sob aviso amarelo devido às previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas, entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de sábado.
Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso amarelo de precipitação, por vezes forte, e que pode ser acompanhada por trovoadas, vai vigorar no período entre as 00h00 e as 18h00 de sábado.
As cinco ilhas do grupo central do arquipélago vão estar também sob aviso amarelo devido à previsão de vento entre as 6h00 e as 12h00 de sábado.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) já emitiu ao início da tarde de hoje um comunicado a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção.
O mau tempo nos Açores originou, desde a noite de quinta-feira e até à manhã de hoje, 17 ocorrências na sua maioria na ilha do Faial e ainda na Terceira, situações que "não provocaram vítimas", disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.