"Nuno Santos vai assumir a Direção de Programas da TVI nas próximas semanas, substituindo Felipa Garnel que vinha assumindo essa função nos últimos meses", lê-se num comunicado emitido pela estação de Queluz esta sexta-feira.
Para Nuno Santos que se despede do canal 11 - que chegou ao cabo em agosto de 2019 - “ter a oportunidade de liderar a programação na TVI e ajudar a acelerar a transformação digital do meio televisivo de língua portuguesa é o desafio mais estimulante do Mercado dos Media".
Por isso promete que "2020 será um ano de mudança. A TVI será diferente e inovadora".
Mas com a entrada de Nuno Santos, está de saída Felipa Garnel, a quem a Media Capital "gostaria de agradecer" por "nestes últimos meses" ter dado o "seu melhor, num momento muito particular, para que a TVI continue a manter a preferência de milhões de portugueses".
Recorde-se que a Media Capital anunciou a contratação de Felipa Garnel como diretora de programas em julho do ano passado, numa aposta para voltar à liderança das audiências. O que, porém, não aconteceu. A SIC encerrou 2019 na liderança das audiências televisivas, posição que não ocupava há 15 anos, com 19,2% de 'share', mais 3,6 pontos percentuais do que a TVI, que ficou em segundo lugar.
Depois de dirigir também um agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol por "toda a colaboração (...) na gestão deste processo", destacando que a FPF "sempre mostrou uma postura de total lisura e colaboração", a Media Capital destaca que "Nuno Santos é um dos mais experientes profissionais de televisão em Portugal, tendo iniciado o seu percurso como jornalista e pivot de televisão na década de 90, integrando o núcleo fundador da SIC, a primeira estação privada em Portugal. Foi também o primeiro diretor da SIC Notícias".
Do seu percurso profissional faz ainda parte a direção de programas e conteúdos da RTP, onde também desempenhou as funções de diretor de informação. Daí rumou para "um desafio internacional, tendo assumido a direção de conteúdos na Multichoice, plataforma multinacional de conteúdos, de origem sul-africana".
Antes de assumir a direção-geral do Canal 11 da FPF, dirigiu "a unidade de negócio da The Story Lab produtora e distribuidora, com sede em Londres, pertencente ao universo da Dentsu Aegis Network", lembra a Media Capital.
E quem substitui Nuno Santos? Canal 11 já tem 'solução'
Pedro Sousa, que desempenhava até agora o cargo de coordenador de conteúdos, foi nomeado como o novo diretor do Canal 11.
De acordo com a página oficial do órgão federativo, Pedro Sousa assumirá as novas funções a partir da próxima semana.
Na nota, a FPF agradece na nota a Nuno Santos todo o trabalho desenvolvido no processo de construção e lançamento do Canal 11.