Marinha não conseguiu atracar nas Flores. Bens levados por semi-rígidos

Desembarque de mercadorias está a ser feito com recurso a barcos mais pequenos.

Notícia

© Marinha Portuguesa

Natacha Nunes Costa
09/01/2020 16:27 ‧ 09/01/2020 por Natacha Nunes Costa

País

Açores

A Marinha Portuguesa já está ao largo da ilha das Flores, nos Açores, mas não conseguiu atracar, no Porto das Lajes, destruído pelo furacão Lorenzo, no passado mês de outubro.

Apesar disso, o Notícias ao Minuto sabe que as 25 toneladas de bens alimentares que seguiam na embarcação para abastecer a população, que há quase um mês não recebe mercadorias, estão a ser transportadas até à ilha com recurso a barcos semi-rígidos.

Ainda durante a manhã de hoje, a Marinha, na sua página oficial de Facebook, partilhou três imagens do navio patrulha oceânico ‘Figueira da Foz’ que seguiu com destino ao Porto das Lajes, com 51 militares a bordo.

“Durante o dia de hoje [quinta-feira], a Marinha, através do NRP Figueira da Foz irá transportar 25 toneladas de bens essenciais (medicamentos, leite, farinha, legumes, gás, entre outros) para apoiar a população da ilha das Flores, devido às condições meteorológicas e oceanográficas adversas”, explica este ramo das Forças Armadas na mesma publicação das imagens.

Além da Marinha, também a Força Aérea vai levar várias toneladas de bens alimentares à ilha das Flores.

Recorde-se que o principal porto comercial do Grupo Ocidental dos Açores, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, ficou destruído após o furacão Lorenzo, em outubro de 2019. Desde então que o abastecimento regular de mercadorias ficou comprometido. Durante algumas semanas ainda atracaram embarcações mais pequenas na ilha, mas, devido às condições meteorológicas adversas, desde o dia 13 de dezembro que a população não recebe alimentos.

Tal como o Notícias ao Minuto noticiou, os populares denunciaram a situação nas redes sociais, mostrando as prateleiras vazias de vários estabelecimentos comerciais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas