A PSP avançou, esta segunda-feira, que "apenas 35% das chamadas" realizadas para o serviço 112, em Portugal, "são realmente chamadas de emergência".
Numa nota enviada às redações no Dia Europeu do 112, a força policial adianta que por dia são realizadas no nosso país entre 20 a 25 mil chamadas para o 112.
Tendo em conta o elevado número de chamadas inadequadas para o serviço, a PSP recorda que "constituem emergências situações em que haja pessoas em risco de vida, em necessidade imediata de assistência médica, em que estejam a ocorrer crimes em curso ou em casos de incidentes graves [como inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários com feridos ou que possam causar risco para a circulação do trânsito]".
Para assinalar o dia, durante o presente mês, a PSP tem desenvolvido ações de sensibilização nas escolas, do primeiro ciclo até ao secundário, por intermédio de Equipas do Programa Escola Segura, com o objetivo de "fomentar o comportamento cívico informado", incutindo nos "jovens uma maior responsabilização e melhor utilização do número de emergência".
"Em Portugal, o serviço 112 é composto pelo Centro de Coordenação do Serviço 112 que funciona integrado na Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública e pelos 4 Centros Operacionais 112 (Norte, Sul, Açores e Madeira). É nestes Centros Operacionais que se garante o atendimento das chamadas 112, efetuando a triagem e encaminhamento para a entidade com responsabilidade na sua resolução (forças de segurança, apoio médico, bombeiros, etc)", lembra ainda, no mesmo comunicado, a força policial.