O projeto designa-se "Biosénior" e, segundo o vereador da ação social, Nelson Oliveira, "visa envolver os mais velhos, o ambiente, as suas experiências de vida e a relação com a Natureza".
"No Ano Municipal para a Ação Climática, todos trabalharemos unidos para um futuro melhor", acentuou o autarca na apresentação que decorreu na Casa das Videiras, no Parque Urbano daquela vila do distrito do Porto.
Ao longo de um ano, a duração estimada para a primeira fase, cerca de cinco centenas de idosos ligados aos movimentos seniores serão convidados a participar em inúmeras atividades ligadas ao ambiente e à natureza.
Conferências, workshops em diferentes domínios artísticos (fotografia, pintura, desenho, dança, música), visitas a centros ambientais, trabalhos de campo, colaboração na vigilância e limpeza de rios e plantação de árvores são algumas das ações previstas, sempre em contexto pedagógico e lúdico, como hoje foi evidenciado.
A autarquia assinala que haverá vários momentos em que os idosos participarão em atividades, envolvendo também crianças e jovens do "Bioescola" ou em contexto de vários projetos ambientais do concelho.
Mariana Cardoso, a coordenadora do projeto, assinalou hoje que o "Biosénior" tem também como preocupação o registo das experiências de vida dos mais velhos, como repositório de memórias, mas também como contributo para a promoção no concelho de boas práticas ambientais e promoção de uma vida ativa e participativa dos seniores.
Numa segunda fase, espera-se que o projeto seja alargado a um número maior de idosos, envolvendo as instituições de solidariedade social e os idosos que não estejam ligados àquelas organizações.
Segundo o autarca, este projeto é inovador em termos nacionais pela escala que vai ter, mas também "pela forma como é integrado na estratégia ambiental, que é dinâmica, para o concelho".
Lousada venceu este ano um prémio europeu de sustentabilidade apoiado pelo Comité das Regiões e pelo Banco Europeu de Investimento, num reconhecimento pela aposta do município na educação ambiental e na conservação da natureza.