O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou, esta quinta-feira à noite, que há mais um português infetado com o novo coronavírus no Japão. O paciente, que já está no hospital, trata-se de um outro tripulante do navio Diamond Princess, onde trabalha Adriano Maranhão, o primeiro caso conhecido.
"Há um reduzido número de portugueses que, por sua vontade, permaneceram e permanecem na cidade chinesa de Wuhan [na China] e a informação que eu tenho é que todos se encontram bem", começou por explicar Augusto Santos Silva.
"Há um cidadão português que está internado num hospital no Japão que é tripulante de um navio de cruzeiro e que está a receber tratamento. Há outro cidadão português nas mesmas circunstâncias", confirmou o ministro aos jornalistas. A identidade deste segundo cidadão nacional não foi revelada a pedido do próprio, explica a RTP3.
Há ainda "três tripulantes portugueses que ainda estão a bordo desse navio de cruzeiro e, todos eles, têm sido submetidos a testes que têm sempre dado resultados negativos" e que, portanto, "estão bem", frisou.
Em resposta escrita à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que "dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios relacionados com o novo coronavírus. Ambos dispõem dos cuidados médicos necessários e são apoiados pela embaixada portuguesa em Tóquio".
De recordar que o primeiro caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus foi o de um tripulante de um navio de cruzeiros, Adriano Maranhão, que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.
O Covid-19 já está em pleno estado de surto global depois de ter atingido 46 países e todos os continentes - exceto a Antártida. A nível mundial, o novo coronavírus já infetou mais de 81 mil pessoas e quase 3.000 acabaram por morrer. Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.
[Notícia atualizada às 22h02]