A Câmara Municipal de Sintra acionou, durante a manhã desta terça-feira, o plano de contingência para a infeção do Covid-19.
Em comunicado, a autarquia explica que o plano tem como "missão acompanhar a evolução da propagação" do novo coronavírus e "antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra".
O presidente da autarquia, citado na mesma nota, refere que “o plano abrange 4650 trabalhadores que asseguram serviços essenciais ao segundo maior município de Portugal", onde vivem cerca de 400 mil pessoas.
“Sem alarmismo, mas de forma preventiva e assegurando a prontidão de todos os meios e recursos, o município de Sintra cumpre o seu dever e está preparado ”, acrescenta o autarca.
A Câmara Municipal de Sintra destaca ainda as medidas que serão implementadas de imediato, designadamente, a "disponibilização de máscaras respiratórias aos trabalhadores em locais de atendimento público dos serviços municipais", a "articulação permanente com os serviços de saúde", a "criação de locais de isolamento nas 11 freguesias do concelho" e a disponibilização, em caso de necessidade, de "um kit de proteção para os trabalhadores de "todos os serviços municipais".