No contexto da actual situação epidemiológica causada pelo novo Covid-19, e sentido de reforçar a segurança de utentes, visitantes e profissionais, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) faz saber, em comunicado, que "tomou um conjunto de medidas no sentido de garantir a segurança de todos".
Para a sua própria segurança, sempre que se deslocar a qualquer um dos hospitais que integra o CHUC (HUC, HG, HP, Maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto e Hospital Sobral Cid), seja para uma consulta externa ou qualquer outro ato ambulatório programado, deve apresentar-se no hospital 30 minutos antes da hora marcada, alerta a administração hospitalar.
Além disso, se acompanhados, os utentes devem apenas trazer um único acompanhante consigo.
"O cumprimento das medidas de segurança é muito importante para garantir a sua segurança, a segurança dos outros doentes e a dos profissionais que cuidam de si", lê-se.
Portugal regista até ao momento nove pessoas infetadas com o novo coronavírus (três em Lisboa, cinco no Porto e um em Coimbra).
A nível global, o Covid-19 - que teve epicentro na província Hubei, na China - já causou 3.385 mortos e mais de 98 mil infetados (destes, mais 55 mil estão curados).