Marcelo suspende agenda e fica em isolamento voluntário

Presidente da República suspende agenda por duas semanas devido ao surto do novo coronavírus.

Notícia

© Global Imagens

Mafalda Tello Silva
08/03/2020 16:46 ‧ 08/03/2020 por Mafalda Tello Silva

País

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu todos os eventos previstos na sua agenda por duas semanas devido ao surto do novo coronavírus. A medida de prevenção adoptada pelo chefe de Estado foi avançada numa nota divulgada, durante a tarde deste domingo, na página oficial da Presidência da República.

"O Presidente da República, apesar de não apresentar qualquer sintoma virótico, decidiu cancelar toda a sua atividade pública, que compreendia várias presenças com número elevado de portugueses, assim como a própria ida a Belém, durante as próximas duas semanas", pode ler-se no referido comunicado. 

Marcelo ficará em isolamento voluntário nos próximos 15 dias e "será monitorizado durante esse período em casa" em Cascais, esclarece a Presidência. 

A decisão foi tomada depois do Presidente da República ter estado, na terça-feira, no Palácio de Belém, com uma turma de uma escola de Felgueiras, que foi encerrada devido ao internamento de um aluno.

"Hoje, à tarde, foi apurado que uma turma dessa escola havia estado em Belém, na última terça-feira, no âmbito da iniciativa 'Artistas no Palácio de Belém', em sessão a que assistiu o Presidente da República, tendo, no final, tirado fotografias com os alunos e professores, sem, no entanto, os ter cumprimentado um a um", é sustentado. 

Sendo ainda sublinhado que "nem o aluno ora internado, nem a sua turma estiveram em Belém", a Presidência adianta ainda que "estão já em curso contactos com todos os que estiveram presentes na sessão de terça-feira" e que foi "suspensa a iniciativa 'Artistas no Palácio de Belém', programada para durar até ao fim do ano letivo".

"No momento em que todos os portugueses demonstram elevada maturidade cívica perante o surto virótico, entende o Presidente da República que deve dar exemplo reforçado de prevenção, sem embargo de continuar a trabalhar na sua residência particular", conclui a nota. 

Segundo a SIC Notícias,  o chefe de Estado irá ser testado amanhã e nos próximos três dias não irá receber qualquer tipo de visitas. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas