A Câmara Municipal do Porto, em parceira com a Unilabs e Administração de Saúde do Norte, prepara a instalação do primeiro centro de rastreio para a doença Covid-19 em modelo ‘Drive Thru’ em Portugal.
O centro de testes, de acordo com o comunicado conjunto das três unidades, será montado no Queimódromo do Porto a partir de quarta-feira, dia 18 de março, e permite a pacientes previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, deslocar-se até ao ponto de recolha, “sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita e até para os profissionais envolvidos”
Os resultados serão depois enviados diretamente para a pessoa com suspeitas do novo coronavírus e às autoridades de saúde pública.
O sistema, cujas entradas e saídas serão controladas pela polícia, permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia.
Este centro estará dotado com médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação.
"Só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas, já que o sistema não permitirá a execução de testes 'ad hoc'", alerta a Câmara do Porto, a Unilabs e a ARS-Norte.