O presidente da Câmara de Lisboa anunciou esta terça-feira a abertura do Centro de Acolhimento no Pavilhão do Casal Vistoso para aqueles que não têm casa.
Esta é uma das medidas sociais da autarquia para apoiar a população em situação de sem-abrigo, no âmbito do plano de contenção para a Covid-19.
O espaço tem capacidade para 40 camas e funciona diariamente entre as 18h e as 9h, explicou Fernando Medina.
Assim, segundo o autarca, qualquer pessoa que seja sinalizada pelas equipas técnicas de rua tem acesso a banho quente e jantar.
O espaço está ainda equipado com boxes e alimentação para animais de companhia.
A Câmara de Lisboa vai ainda alargar o apoio domiciliário aos idosos da capital, garantindo-lhes refeições quentes, cuidados de higiene e medicamentos.
A autarquia, em conjunto com as juntas de freguesia, Santa Casa da Misericórdia e centros paroquiais, vai garantir refeições quentes, cuidados de higiene e medicamentos "a todos os idosos com dificuldades de mobilidade e autonomia pessoal".
Este apoio abrange os mais de quatro mil idosos que já o recebem, "a que acrescem os que se encontravam nos centros de dia, que tiveram de ser encerrados para conter o risco de contágio", e será alargado a todos os outros com falta de autonomia e mobilidade, salientou Fernando Medina.
De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, Portugal regista 448 casos de infeção por Covid-19, tendo registado a primeira morte na segunda-feira, um homem com mais de 80 anos que estava internado no Hospital Santa Maria, em Lisboa.