Registada primeira detenção por violação de quarentena na Madeira

Uma mulher portuguesa com mais de 70 anos foi detida no Funchal, em flagrante delito, por incumprimento da quarentena domiciliária determinada pela autoridade de saúde, devido à pandemia de covid-19, informou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Notícia

© iStock

Lusa
25/03/2020 11:06 ‧ 25/03/2020 por Lusa

País

Covid-19

Esta é a primeira detenção anunciada na Região Autónoma da Madeira desde que foi decretado o estado de emergência.

Segundo o comunicado do Comando Regional da PSP, a detida não cumpriu a "medida de vigilância ativa no domicílio determinada pela autoridade de saúde do concelho do Funchal, após entrada na Região Autónoma da Madeira com proveniência de outro país".

A PSP menciona ainda que lhe foi "aplicada a medida de termo de identidade e residência, tendo sido restituída à liberdade após a sua recondução ao seu domicílio".

A mulher reside em Santa Cruz, concelho contíguo a leste do Funchal, "onde deverá permanecer em cumprimento das medidas impostas", conclui a nota informativa da PSP.

O termo de identidade e residência, a medida de coação menos gravosa, implica, além da identificação do detido e da indicação da sua residência, a obrigatoriedade de o arguido comparecer perante as autoridades sempre que notificado e de comunicar qualquer mudança de residência ou ausência por mais de cinco dias.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que entre as 00:00 de domingo e as 20:00 de terça-feira foram registadas 27 detenções por "violação das regras" do estado de emergência decretado devido à pandemia da doença covid-19.

No mais recente boletim epidemiológico divulgado sobre a situação do covi-19 pelo Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAÚDE, na terça-feira, a região tinha o registo de 16 casos confirmados de infeção, mais quatro do que na segunda-feira.

No que diz respeito à origem destes casos, "15 têm uma proveniência de fora da região: cinco da Holanda, três dos Emirados Árabes Unidos, uma do Reino Unido, uma de Espanha e cinco pessoas de Portugal, da região de Lisboa e Vale do Tejo". Apenas um caso foi de transmissão local.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Em Portugal, segundo o balanço oficial de terça-feira, o mais recente, há 33 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas