Numa altura em que número casos de infeção confirmados ultrapassam os 5 mil, com 418 internamentos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda os principais conselhos para quem está em tratamento ou observação em casa, ou seja, a grande maioria dos casos.
Num vídeo protagonizado por Margarida Pinto Correia, a autoridade de Saúde relembra cinco pontos que é obrigatório observar para quem está em isolamento domiciliário, conforme pode ver mais abaixo.
Indicações a seguir:
-
Fique em casa. Não pode ir ao trabalho, à escola ou a outros locais públicos, nem deve receber visitas.
-
Ligue ao seu médico. Se desenvolver sintomas, como tosse ou febre, deve ligar ao médico que lhe foi indicado ou ao SNS24. Se for urgente, deve ligar para o 112.
- Isole-se das outras pessoas. Se estiver a morar com outras pessoas, deve estar sozinho num quarto bem ventilado, com a porta fechada.
- Peça entregas em casa. Ou, em alternativa, peça ajuda a familiares ou amigos para lhe fazer as compras, desde que as deixem à porta
- Faça coisas que gosta.
Recorde-se que Portugal está em estado de alerta por causa da pandemia da Covid-19, em resultado do vírus SARS-Cov-2. O país contabiliza, nesta altura, 100 mortos e 5170 casos confirmados de infeção. Recuperaram 43 pessoas.