A associação Inválidos do Comércio, uma instituição de solidariedade social, poderá albergar um foco de contágio. Depois da instituição ter confirmado, no passado dia 24, a morte de um utente por Covid-19, hoje o semanário Expresso avança que existem mais 11 infetados: dois idosos e nove funcionários.
Num comunicado publicado no seu site, a associação explica que, nos dias 22 e 23 de março "sete utentes foram transportados para o Hospital de Santa Maria, vindo três deles a falecer no hospital". Nessa altura, garante o lar, foram colocados em isolamento profilático "diversos utentes e o pessoal que com eles havia tido maior contacto".
Foi depois confirmado, no dia 24, que apenas um dos óbitos tinha ligação à Covid-19 e que os restantes hospitalizados não tinham ligação à doença epidémica. Permaneceram em quarentena apenas seis utentes, "que coabitaram com o falecido" cuja causa de morte estava ligada à Covid-19.
Este sábado, porém, o Expresso noticiou que mais dois utentes e nove funcionários do lar estão infetados, tendo confirmado a informação junto da IPSS que tem 320 utentes.