A Associação de 25 de Abril (A25A) apela a que todos os cidadãos que estejam em casa que, pelas 15h do dia da Liberdade, se 'reúnam' à janela para cantar a 'Grândola Vila Morena' e o Hino Nacional, comemorando assim o 46.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Recorde-se que o país está em estado de emergência devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, sendo que o pico do surto em Portugal deverá acontecer em meados de maio, de acordo com as últimas previsões da Direção-Geral de Saúde.
"Às 3 da tarde, separados mas unidos, vamos cantar a Grândola e o Hino Nacional das nossas janelas e varandas!", apela a Associação liderada por Vasco Lourenço.
O apelo, "no sentido de homenagear o 25 de Abril e, nesta grave crise que atravessamos, todas e todos os que estão a garantir o funcionamento do País – neles incluindo todos sem excepção, do mais alto dirigente ao mais simples trabalhador – e dado não ser possível realizar manifestações de rua", dirige-se também a todos os que estejam a trabalhar.
"Todas as cidadãs e a todos os cidadãos, onde quer que estejam, às mesmas 15 horas, suspendam os trabalhos (com exceção dos que o não possam fazer, nomeadamente os que estejam a prestar serviços de saúde) e cantem a 'Grândola, Vila Morena' e o Hino Nacional", desafia a associação.
Este ano não irá ser possível a típica descida da Avenida da Liberdade© A25A