Durante esta fase em que é pedido confinamento aos portugueses, lembra a Direção-Geral da Saúde que deve cuidar da sua saúde mental.
Num vídeo partilhado na rede social Twitter, a DGS divulga os conselhos de Isabel Pinto, especialista em Medicina Geral e Familiar. De acordo com a médica, "ficar ansioso é uma experiência pela qual todos vamos passar e isso e é perfeitamente normal nesta situação".
A sensação de stress que poderemos vivenciar não quer "dizer que não sejamos capazes de fazer o que é necessário". Na realidade, constata a médica, "o stress até pode ser útil, permitindo-nos continuar a trabalhar e dando-nos objetivos claros".
Durante a quarentena é importante que se mantenha "ligado às pessoas que são importantes para si" e que entre em contacto com "estruturas de apoio emocional que foram criadas neste contexto" se notar, por exemplo, mudanças de humor, se se sentir em baixo, ansioso, com dores musculares ou de estômago.
É possível fazer a diferença na saúde mental. Cuide da sua saúde mental. Cuide de todos! Um conselho da @DGSaude. Saiba mais informação: https://t.co/ULmfCJupLk #Saúde #SNS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson https://t.co/xqee6lF30x pic.twitter.com/4Fp35YJYkZ
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 6, 2020