Em comunicado divulgado na sexta-feira, o Ministério da Saúde explica que no domingo terá disponíveis cerca de 900 mil testes, "que serão de imediato" distribuídos pelas administrações regionais de saúde e Regiões Autónomas, "de acordo com as necessidades identificadas".
Desde 01 de abril, o ministério revela que têm sido feitos, em média, 8.900 testes diários de diagnóstico do novo coronavírus.
Do total dos 151.113 testes já realizados, embora a tutela de Marta Temido refira a existência de 17.083 que deram positivo à doença, o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), feito na sexta-feira ao início da tarde - remetendo para dados do dia anterior -, dá conta de 15.472 casos de infeção confirmados.
A diferença de valores acontece porque um mesmo doente "realiza vários testes, designadamente para avaliação da cura, pelo que o número de testes é sempre superior ao de casos confirmados", esclareceu o ministério.
Em Portugal, segundo o balanço de sexta-feira da DGS, registaram-se 435 mortos, mais 29 do que na véspera.
O país, com os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.
Leia Também: Castro Daire. "Não havia justificação para fazer um cordão sanitário"