Covid-19: Há dois países europeus que 'invejam' os números de Portugal
Bélgica e Holanda, dois países com dimensões territoriais bem inferiores às de Portugal, somam já números dramáticos quer em número de infetados, como de óbitos, por Covid-19.
© Global Imagens
País Covid-19
De acordo com os últimos números divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS), Portugal contabiliza até ao momento 15.472 infetados e 435 vítimas mortais, devido ao surto do novo coronavírus.
Segundo vários especialistas em Epidemiologia, o nosso país já terá estabilizado a curva e até pode já estar em planalto, sendo que num período equivalente de evolução da propagação da pandemia em cada país, após a deteção em cada território do primeiro caso de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, Portugal registou um menor aumento diário de casos de infeção do que países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Alemanha, França e Estados Unidos.
Porém, às vezes, torna-se difícil, e desajustado, comparar a situação de um país, neste caso Portugal, em que a população ronda os 10,5 milhões de habitantes, com outros que têm uma densidade populacional cinco vezes superior.
Todavia, e para uma equiparação mais 'justa', podemos avaliar a situação nacional com as que estão ser vividas na Bélgica e na Holanda.
A Bélgica, território com pouco mais de 30 mil Km2 (tamanho inferior à região do Alentejo) e uma população de 11, 5 milhões de habitantes, é o sexto país do mundo com mais óbitos registados até ao momento, 3.019, sendo que o número de casos de infeção por Covid-19 ascende a 26 mil (26.667). Diferença para Portugal? Mais 2.584 óbitos e 11.195 infetados.
No país ao lado, a Holanda, a situação não é menos dramática. Neste território, com pouco mais de 41 mil Km2 (menos de metade do que Portugal) e uma densidade populacional de 17,2 milhões de habitantes, o número de casos positivos suplanta a barreira dos 23 mil (23.097) e dos 2.500 óbitos (2.511). Diferença para Portugal? Mais 2.076 mortes e 7.625 casos positivos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com