Lar de Vila Verde deu cruz a beijar a idosos porque não há infetados
IPSS justifica a situação por não ter nenhum profissional ou utente infetado.
© DR
País Covid-19
Contra todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e até da Arquidiocese de Braga, os idosos do Lar do Centro Social da Paróquia de Freiriz, uma IPSS de Vila Verde, distrito de Braga, beijaram a cruz esta Páscoa, numa cerimónia que contou com a presença de um padre e que até foi transmitida, em direto, nas redes sociais.
O vídeo do momento que, entretanto, já foi apagado da página de Facebook da instituição, foi partilhado por centenas de internautas que se mostraram revoltados com a situação.
Nas imagens vê-se o padre da freguesia de Vila Verde, que é também presidente do centro social, a presidir à cerimónia no lar, cujas visitas estão proibidas há mais de um mês. Posteriormente, as funcionárias levam a cruz a cada um dos idosos para que estes a possam beijar. Apenas um não o fez.
Já de acordo com a SIC, a IPSS garantiu que está a cumprir todas as recomendações da autoridade de saúde e justifica a cerimónia com o facto de as funcionárias, que estão em quarentena e não saem da instituição desde o dia 24 de março, terem testado negativo para a Covid-19. Já os utentes, afirmou a direção do centro social, não efetuaram análises porque nenhum apresentou sintomas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com