Tem sentido dificuldades em planear a sua ida ao supermercado? Para garantir que tem tudo o que precisa para "por um período mais longo de tempo", a Direção-Geral da Saúde divulgou, esta terça-feira, um conjunto de recomendações para otimizar a ida às compras e "evitar deslocações frequentes" aos estabelecimentos comerciais.
Apelando à compra responsável com "quantidades adequadas e sem exageros será essencial neste período", a autoridade começa por referir que deve fazer previamente uma lista de compras que tenha em conta:
- Os alimentos que ainda tem disponíveis em casa;
- A capacidade de armazenamento no figorífico;
- As diferentes refeições que pretende fazer.
De seguida, deverá planear as "refeições que vai fazer usando os alimentos que tem em casa" e só depois, é que deve planear mais refeições acrescentando os produtos que lhe falta na lista de compras.
Na hora de ir ao supermercado, numa tentativa de "minimizar o risco de infeção para si e para os outros" deverá: "Evitar o manuseamento de alimentos a não ser para os colocar no carrinho de compras", "cumprir as distancias de segurança" e, se o espaço não o permitir, utilizar máscara e "evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos".
No que diz respeito à escolha de produtos, opte sempre por "alimentos que tenham prazo de validade maior", prefira os que se caracterizem por um "elevado valor nutricional" e assegure que também compra "alimentos frescos", como fruta e hortícolas.
Antes e depois de sair de casa deve sempre higienizar adequadamente as mãos.
Portugal regista 762 mortos associados à Covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário, desta terça-feira, da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.