Devido às medidas de contenção decorrentes da pandemia da covid-19, a associação cultural Comemorações Populares do 25 de Abril e a Câmara de Santarém prepararam um programa que contém apenas um ato de rua, simbólico, com a colocação, sábado, às 12:00, de uma coroa de flores junto à Estátua do Capitão de Abril Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos.
A cerimónia vai contar apenas com a presença dos presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, da Assembleia Municipal de Santarém, Joaquim Neto, e das Comemorações Populares do 25 de Abril -- Associação Cultural, João Madeira Lopes, sem a presença de público, sendo publicado no Facebook do município e da associação um vídeo com intervenções pré-gravadas dos dois autarcas e de Joaquim Correia Bernardo, um dos militares que participou no movimento que levou ao derrube do Estado Novo.
O programa comemorativo vai estar centralizado nas plataformas 'online', sendo publicados, ao longo do dia de sexta-feira, "momentos significativos" dos espetáculos que, nos anos anteriores, se realizaram na antiga Escola Prática de Cavalaria, de onde saiu, na madrugada de 25 de abril de 1974, a coluna comandada por Salgueiro Maia, que teve intervenção decisiva nas movimentações que se realizaram nesse dia em Lisboa e que levaram ao derrube do regime, afirma uma nota da associação.
Às 22:00, começará a ser transmitido o concerto de Tiago Fernandes, em direto, sendo partilhada às 24:00 uma homenagem a Salgueiro Maia, interpretada por Gabriel Silva, ator que tem interpretado o papel do Capitão de Abril, nos espetáculos das comemorações do 25 de Abril em Santarém.
No sábado, às 17:00, será divulgado um vídeo da canção "Acordai", com música de Fernando Lopes Graça e letra de José Gomes Ferreira, sinalizando o Encontro de Coros, que acontece todos os anos neste dia, na Igreja da Graça, em Santarém, numa organização do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e que termina tradicionalmente com os vários coros participantes a interpretarem esta canção.
Privada de comemorar na rua, a população do concelho é convidada a participar na celebração da revolução de 1974 em casa, "colocando cravos nas janelas e varandas, ou através da colocação de desenhos ou outras formas de expressão, alusivas ao Dia da Liberdade", acrescenta a nota.
Por outro lado, a associação Comemorações Populares do 25 de Abril apela à participação na iniciativa nacional que convida toda a população a celebrar à janela, no dia 25 de abril, às 15:00, cantando "Grândola, Vila Morena" e o Hino Nacional, "uma vez que a Liberdade, seja por que circunstância for, nunca pode ser suspensa".
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, tendo o decreto presidencial prolongado a medida até 02 de maio.