Desde o dia 2 de março até hoje, dia 24 de abril, foram realizados 17 mil testes de diagnóstico à Covid-19 em lares de idosos. Em maio, o Governo quer chegar aos 70 mil.
A informação foi enviada às redações através de um comunicado. Na mesma nota, o Executivo de António Costa relembra que este programa de testes em lares foi “promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em articulação com o Ministério da Saúde, o Ministério da Coesão Territorial e as instituições de ensino superior”.
O programa, que começou com uma parceria com o Instituto de Medicina Molecular (IMM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e o Algarve Biomedical Center (ABC), da Universidade do Algarve, conta atualmente com mais de uma dezena de parceiros, entre Administrações Regionais de Saúde (ARS), Universidades, Politécnicos, e unidades de investigação, o que se traduz numa mobilização nacional da comunidade científica portuguesa.
Ao todo, até ao momento, foram, testadas cerca de duas centenas de instituições em todo o país, com o objetivo de conter a propagação da doença em lares de idosos.
Ainda segundo o mesmo comunicado, este programa é operacionalizado com as Comunidades Intermunicipais (CIM), em articulação com as autoridades de saúde locais e os Centros Distritais da Segurança Social, e coordenado pelos Secretários de Estado responsáveis pela coordenação regional.