Cerca de 2.000 profissionais de saúde testados nos Açores, 17 positivos

O responsável da Autoridade de Saúde dos Açores disse hoje que desde o inicio do surto de covid-19 foram testados na região cerca de 2.000 profissionais de saúde, dos quais 17 revelaram infeção pelo novo coronavírus.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
26/04/2020 21:42 ‧ 26/04/2020 por Lusa

País

Coronavírus

Tiago Lopes, também diretor regional da Saúde, avançou estes números em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 nos Açores.

De acordo com o responsável, dos profissionais testados até ao momento, "nove são da ilha do Faial, 56 da Graciosa, 37 da Terceira, 1.781 da ilha de São Miguel, 44 do Pico e um da ilha de Santa Maria".

"Do total de 1.928 profissionais de saúde testados, 40 continuam a aguardar por resultados, 1.866 tiveram resultado negativo, 17 positivos distribuídos pelo Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e pela estrutura residencial para idosos (do Nordeste), na ilha de São Miguel, e pela ilha do Faial", acrescentou.

O responsável da Autoridade de Saúde açoriana adiantou ainda que dos casos positivos entre profissionais de saúde, "nove são no Hospital de Ponta Delgada, dividido por seis enfermeiros e três assistentes operacionais".

"Na estrutura residencial para idosos sete funcionários afetados, seis assistentes operacionais e um enfermeiro, e na ilha do Faial um enfermeiro do Hospital da Horta", disse.

Destes profissionais de saúde, "cinco já tiveram recuperação da infeção pelo covid-19, neste caso todos eles do Hospital de Ponta Delgada, um técnico superior de diagnostico de terapêutica, dois médicos e dois enfermeiros".

Nos Açores, há 35 doentes internados (apenas um internado em unidade de cuidados intensivos) e há ainda 61 doentes em contexto domiciliário.

Até ao momento, já foram detetados nos Açores um total de 138 casos, verificando-se 34 recuperados, 10 óbitos e 94 casos positivos ativos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 70 em São Miguel, três na Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Em todo o país, houve até hoje 903 mortos associados à covid-19 em 23.864 infeções com o novo coronavírus, segundo a Direção-geral de Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas