O Hospital da Prelada, no Porto, retoma a atividade cirúrgica no dia 4 de maio, de forma faseada, informou a unidade num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A retoma da atividade neste hospital prevê a realização de cirurgias de ambulatório e procedimentos de baixo risco, convocando-se inicialmente todos os doentes, cujas cirurgias foram adiadas devido à pandemia da Covid-19.
No Bloco Operatório estarão em funcionamento quatro salas, com equipas exclusivas para cada sala e número limitado de doentes. Por dia, explica o Hospital da Prelada, serão realizadas, no máximo, 32 intervenções cirúrgicas.
Na mesma nota, a unidade hospitalar anuncia que as consultas de avaliação pré-operatória, essenciais para a atividade cirúrgica, terão igualmente número limitado de doentes.
Já na segunda semana de maio, prevê-se a retoma das consultas de especialidade e, por dia, estima-se que serão realizadas até 90 consultas presenciais.
Medidas estas que, salienta o Hospital da Prelada, “são dinâmicas e serão atualizadas de acordo com a evolução do estado epidemiológico de Portugal.
O hospital recorda que a atividade programada foi suspensa em meados de março e que, entretanto, foi criado um novo serviço de videoconsulta, assegurando a continuidade dos cuidados dos doentes, mesmo à distância.