Portugueses "estão-se a comportar com elevadíssimo grau de civismo"

Ministro do Ambiente falou aos jornalistas na estação de metropolitano do Marquês de Pombal, na manhã do primeiro dia do calendário de desconfinamento.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
04/05/2020 09:08 ‧ 04/05/2020 por Notícias Ao Minuto

País

Matos Fernandes

João Pedro Matos Fernandes esteve, esta manhã, na central de controlo do Metropolitano de Lisboa tendo, em seguida, falado aos jornalistas da estação do Marquês de Pombal. O ministro do Ambiente fez questão de começar por realçar que, neste primeiro dia de desconfinamento - e quanto à utilização de transportes públicos, - os portugueses "estão-se a comportar com elevado grau de civismo".

"Não estamos a ter nenhum problema nem aqui no metro de Lisboa nem no metro do Porto, nem nas empresas de autocarros, nem na Transtejo, nem na Soflusa", explanou ainda o governante. 

Já a oferta, garantiu, "aumentou bastante para o dia de hoje e o máximo que tivemos foram navios da Soflusa vindos do Barreiro de manhã a 50%". Como foi explicado por António Costa na semana passada, quando apresentou as 'regras' da estratégia de desconfinamento, os transportes podem circular com até aos 2/3 da lotação. 

Outra das questões apontadas por Matos Fernandes foi a da utilização de máscaras: "A PSP disse que no Metro de Lisboa, em toda a rede, tinha interpelado apenas 30 pessoas que vinham sem máscara e que, naturalmente, a foram adquirir. Aliás, há aqui uma máquina de vending para vender máscaras a 1,50 euros a quem as não trouxe e, portanto, as empresas estão a garantir a oferta necessária e as pessoas estão-se a comportar com elevadíssimo grau de civismo". 

Questionado sobre o metro estar 'vazio', o ministro fez questão de sublinhar que "não diria tanto" mas explicou que, "objetivamente, a oferta está quase a oferta total como se hoje estivéssemos a viver um dia normal"

"A grande incógnita que tínhamos para a manhã de hoje era qual iria ser a procura. A procura é superior à da semana passada mas, de facto, a oferta que temos está a garantir que os comboios vão a muito menos de 2/3", concluiu João Pedro Matos Fernandes. 

Recorde-se que esta segunda-feira arranca o período de desconfinamento, ocorrendo também a abertura do pequeno comércio, bibliotecas e arquivos. Veja aqui o calendário completo. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas