Covid-19: Madeira sem novos casos positivos pelo 10.º dia consecutivo

A Madeira não regista novos caos positivos de covid-19 pelo 10.º dia consecutivo, anunciaram hoje as autoridades de saúde regionais, reportando 48 doentes recuperados e 38 com infeção ativa.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/05/2020 19:20 ‧ 04/05/2020 por Lusa

País

Covid-19

"Hoje é mais um dia bom porque não registamos casos positivos. É o décimo dia consecutivo na Região Autónoma da Madeira e, até agora, processámos 4.565 amostras", revelou o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, na videoconferência de imprensa de balanço da situação da pandemia da covid-19 no arquipélago.

Pedro Ramos lembrou que hoje reabriram na Madeira algumas atividades comerciais, esperando que "tudo esteja a decorrer com respeito pelas recomendações e que todos cumpram rigorosamente as orientações estabelecidas".

"A reabertura não significa um afrouxar da nossa luta, pelo contrário, temos de ser mais rigorosos", afirmou o governante, sublinhando que a estratégia no atual estado de calamidade é "abrir, mas continuar a conter o vírus".

"O sucesso depende de todos e as armas continuam a ser o distanciamento, o uso da máscara, a higienização e a desinfeção", indicou.

A vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, indicou que, até à data, foram contabilizados 1.399 casos suspeitos na região, dos quais 1.242 foram negativos para a covid-19 e 71 aguardam resultado laboratorial".

"Mantêm-se, então, os 48 doentes recuperados e os 38 casos de infeção ativos. Não houve alteração do estado dos doentes, pelo que apenas um doente permanece hospitalizado na unidade de internamento dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça", no Funchal, referiu.

Na Madeira, em vigilância ativa encontram-se 283 pessoas e em vigilância passiva outras 26.

Em relação à investigação epidemiológica na freguesia de Câmara de Lobos, que esteve durante 14 dias sujeita a uma cerca sanitária, Bruna Gouveia adiantou que foram já realizados 840 testes com resultados negativos.

A região já processou 4.565 amostras para testes à covid-19 e o número de doentes que foram alvo de testes é de 4.052.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas