O 'Barómetro de Opinião Covid-19' da Marktest realizou uma nova sondagem, entre 27 e 29 de abril, na qual concluiu que o Governo e o Presidente da República continuam a "merecer nota positiva" por parte dos portugueses no que diz respeito à sua atuação perante a pandemia da Covid-19.
Segundo os resultados desta sondagem, 86,2% da população do país está contente com o desempenho do Executivo liderado por António Costa. Contudo, este valor "representa [porém] uma ligeira quebra de 1,5 pontos percentuais face à vaga anterior". Isto é, o índice de Avaliação de Desempenho do Governo atingiu os 75.9 pontos.
Já o índice de Avaliação de Desempenho do Presidente da República, registou 72,1 pontos.
"Ou seja, à medida que o tempo passa, as avaliações do Governo e do Presidente da República, continuam muito positivas, apesar de nesta semana ambos terem registado uma quebra de 1 ponto nas suas avaliações", é apontado numa nota enviada, esta segunda-feira, às redações.
Sobre o índice de Expectativa Económica dos portugueses - que avalia a estimativa sobre a situação económica pessoal e do país daqui por um ano -, é verificada uma retoma de crescimento, sendo que alcançou, esta semana, "um valor de 25,5 pontos, o valor mais elevado destas últimas cinco semanas".
O 'Barómetro de Opinião Covid-19' da Marktest tem por objectivo ir acompanhando ao longo das próximas semanas as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o país e o mundo atravessam.