Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 24º

Católicos pedem regresso da missa. "Seria mais fácil sobreviver sem sol"

Várias famílias católicas protagonizaram vídeo que está a ser alvo de muitas críticas e piadas.

Notícias ao Minuto

11:38 - 05/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Queridos Bispos de Portugal”, é assim e pela voz de três crianças que começa o vídeo partilhado no Twitter, este domingo, por várias famílias católicas portuguesas que pedem para “voltar a ir à missa”.

Nas imagens, os protagonistas salientam que, esta segunda-feira, abriu “o comércio local e lojas até 200 m2, cabeleireiros, manicures, livrarias,  bibliotecas”, “tudo importante, mas nada essencial”. E questionam mesmo: “O que seria mais importante do que a missa?”

Para o regresso o mais rapidamente possível da missa, as famílias que protagonizam o vídeo garantem que vão tornar as “igrejas mais seguras do que qualquer supermercado”, que vão arranjar material, que vão inclusive “limpar os bancos das igrejas depois de cada missa”.

“Por favor recuperemos o mais importante, recuperemos a missa!”, ouve-se em coro, antes de aparecer a frase: “Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol do que sem a Santa Missa” (Padre Pio).

Depressa o vídeo se tornou viral, alvo de chacota e de muitas críticas nas redes sociais.

“Pobres crianças... Mais uma geração de nascidos em berço de ouro, levados ao colo pelo dinheiro dos papás, com acesso à melhor educação e informação mas que nunca passarão de ignorantes endoutrinados que vão buscar a sua identidade a ideias ultrapassadas há 100 anos”, escreveu um dos internautas.

“Já agora, pede lá a Deus então para arranjar a cura para a Covid-19. Se ele é assim tão poderoso, isto deve ser canja para ele”, diz outro.

Estes são apenas dois das centenas de comentários feito ao vídeo. Além das críticas há ainda 'memes' de bispos encarnados de morte e referências a filmes de terror.

Recorde-se que o reinício de cerimónias religiosas, com regras a definir entre a Direção-Geral da Saúde e as confissões religiosas, está previsto para 30/31 de maio, de acordo com o calendário de levantamento de restrições anunciado pelo Governo.

Relativamente às celebrações do 13 de Maio, e depois da polémica espoletada pelas comemorações do 1.º de Maio pela CGTP, Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu a prevalência de bom senso e o reitor do Santuário de Fátima pediu aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13 e que façam a peregrinação "pelo coração".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório