Nestes tempos de pandemia, a expressão 'etiqueta respiratória' entrou nas nossas vidas e pelas nossas casas. Esta representa um conjunto de medidas a adotar para se manter seguro e evitar contaminações nos momentos em que tem, por exemplo, de tossir ou espirrar.
Neste seguimento, a Direção-Geral da Saúde (DGS) veio, através das redes sociais, reiterar quais são os cuidados que se devem ter. "Ao tossir ou espirrar, não use as mãos, elas são um dos principais veículos de transmissão da doença. Use um lenço de papel ou o antebraço", recorda a autoridade para a saúde.
Depois, "deite o lenço ao lixo e lave sempre as mãos a seguir a tossir ou espirrar".
Mas qual a razão de a etiqueta respiratória ser tão importante? A DGS sublinha que "quando tosse, espirra ou fala, liberta gotículas, secreções ou aerossóis que podem ser inspirados por outras pessoas ou depositar-se em objetos e superfícies que rodeiam".
"Com medidas de etiqueta respiratória consegue proteger as outras pessoas", conclui.
De lembrar que, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, Portugal conta com 1.089 vítimas mortais e 26.182 casos confirmados desde o início da pandemia da Covid-19.
Leia Também: Lavar a roupa em tempos de pandemia. DGS deixa recomendações