Primeira fase concluída. 100 ventiladores já foram produzidos pelo CEiiA

Segunda fase inclui a produção de mais 400 ventiladores.

Notícia

© Reuters

Melissa Lopes
07/05/2020 21:45 ‧ 07/05/2020 por Melissa Lopes

País

Ventiladores

O Governo apresenta esta sexta-feira a conclusão da 1.ª fase do desenvolvimento e produção do Ventilador Atena pelo CEiiA - Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto, em Matosinhos. 

Esta 1.ª fase, refere o Ministério da Ciência e do Ensino Superior em comunicado, "incluiu a produção de 100 unidades", tendo sido "concluídas com sucesso duas rondas de ensaios pré-clínicos", pode ler-se.

A tutela recorda que este processo envolveu uma parceria entre o CEiiA e a Escola de Medicina da Universidade do Minho, em estreita colaboração com instituições médicas, a indústria e especialistas de diversas áreas, incluindo intensivistas, pneumologistas, anestesistas e internistas de hospitais públicos e privados.

No comunicado, o Governo realça que o projeto reuniu "uma rede inédita de mecenas privados" que reuniram mais de 1,2 milhões de euros e um sistema inédito de "crowdfunding", lançado através da Fundação Gulbenkian e da RTP, que reuniu mais de 96 mil dadores individuais. Incluiu também um apoio reembolsável pela ANI de 2,6 milhões de euros.

De acordo com o Governo, o CEiiA "está agora a iniciar a 2.ª fase do projeto, com a produção de mais 400 unidades de ventilação e a internacionalização do projeto. Está ainda prevista a conceção e desenvolvimento de uma segunda versão do ventilador, cujo protótipo funcional deverá estar pronto até final de maio com 200 unidades produzidas até final de setembro.

Na visita ao CEiiA serão também apresentados outros projetos em curso, incluindo o desenvolvimento de novos capacetes para cirurgiões, o 'Medical Helmet', o qual foi recentemente iniciado no CEiiA com a colaboração de profissionais de saúde. 

Na apresentação da conclusão da primeira fase do projeto, marcada para as 9h desta sexta-feira, vão estar presentes o primeiro-ministro, António Costa, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas