A Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou, nas redes sociais, esta quarta-feira, um conjunto de conselhos para ajudar os Cuidadores a tratar, com a devida segurança e higienização, das pessoas mais vulneráveis, durante a pandemia da Covid-19.
Sob o mote “Cuide de sim cuide de todos!”, a DGS começa assim por recordar que todos devemos evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca e por lembrar que, se se sentir doente não deve visitar a pessoa de quem está a cuidar. “Arranje uma alternativa para dar continuidade aos cuidados dessa pessoa”, apela a autoridade de saúde.
Numa outra imagem, partilhada na página de Facebook da DGS, as autoridades de saúde pedem que “forneça informações à pessoa de quem está a cuidar sobre quem deve contactar caso se sinta mal. Deixando o número em destaque (Ex: SNS24 – 808 24 24 24)”.
“Procure informação sobre as diferentes fontes de apoio existentes no município, que possam ser utilizadas para o ajudar a cuidar da pessoa, como por exemplo, cuidados médicos ao domicílio, entregas a casa”, lê-se numa das imagens que ilustram a publicação da DGS.
Além disso, não se esqueça que é também importante “cuidar do seu próprio bem-estar e saúde durante este período” e de limpar/desinfetar as zonas de contacto frequente, “tais como maçanetas das portas, interruptores de luz ou outros objetos frequentemente manuseados em casa”.