A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, na tarde desta quinta-feira, um conjunto de conselhos acerca de como usar lixívia em segurança na desinfeção doméstica. A autoridade explica como dar um bom uso a esta substância, sem correr riscos.
"A lixívia é um desinfetante doméstico forte e a sua utilização deve ser cuidadosa", começa por referir a DGS, acrescentando que esta "deve ser diluída em água fria, uma vez que a água quente a torna ineficaz e instável".
Posto isto, a próxima dica vem no sentido da necessidade de arejar a habitação enquanto a está a utilizar: "Ao aplicar lixívia, ou outro produto semelhante, deve abrir as janelas para arejar e renovar o ar", de modo a evitar "inalar o produto" e "ajudando também a secar mais rapidamente as superfícies".
Lixívia e a Covid-19
Durante a pandemia do novo coronavírus, a limpeza da casa com este produto tornou-se (quase) indispensável. "A desinfeção com lixívia é especialmente importante em locais onde possa existir a presença de uma pessoa com Covid-19", frisa a Direção-Geral da Saúde no Facebook.
Mas como a usar? "Para uma utilização em casa, deve-se diluir uma parte de lixívia (com uma concentração de 5%) para 99 partes de água", conclui.
E atenção! Evite o contacto da lixívia com os olhos e com a pele.