Este domingo, dia 17 de março, assinala-se o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Lisboa não quis deixar passar esta data em claro e hasteou a bandeira LGBTI nos Paços do Concelho. "Um momento simbólico pela igualdade de direitos e contra a discriminação", descreve.
No Facebook, a autarquia destaca ainda que "este marco é celebrado em mais de 100 países". É também mostrada uma imagem da bandeira colocada na varanda do edifício, captada pelo fotógrafo Américo Simas.
Também o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública fez questão de marcar o dia. Na rede social Facebook, a PSP destaca que "tem trabalhado no policiamento de crimes de ódio contra pessoas que são LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexo), garantindo que as vítimas possam apresentar as denúncias junto das Esquadras".
"Assim, o COMETLIS tem investido na formação de Policiamento de Crimes de Ódio contra pessoas LGBTI, capacitando o seu efetivo para uma resposta policial profissional", é ainda referido na mesma publicação.
E se for vítima deste tipo de crime, saiba o que fazer. Deve deslocar-se a uma destas Esquadras especializadas para uma Resposta Integrada de Apoio à Vítima: Espaço Júlia (Alameda Santo António dos Capuchos), a Casa das Maria (Rua do Espargal n.º18 – Oeiras) ou Campus de Justiça de Lisboa (Avenida D. João II, 1.08.01, Edf E).