Ainda tem presente as regras do confinamento? Recorde-as aqui
Autoridades recordam regras do isolamento para fazer face à pandemia, numa altura em que a maior "preocupação" reside na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde estão localizados focos da doença em bairros sociais e desfavorecidos e na Azambuja.
© Getty Images
País Covid-19
O isolamento é indicado se tiver tido contacto com uma pessoa com Covid-19, se a autoridade de saúde assim o indicar, se for diagnosticado com a doença causada pelo novo coronavírus ou se o médico assistente determinar que não necessita de internamento hospitalar.
Nesse caso, quanto tempo tem de ficar em casa?
O tempo que deve ficar em isolamento ser-lhe-á comunicado pela autoridade de saúde ou o clínico que o acompanha, sendo importante que siga essa indicação até ao fim do período indicado, mesmo que não tenha qualquer sintoma.
E como justificar as faltas?
Se tiver Covid-19, o médico irá emitir um certificado de incapacidade temporária para o trabalho.
Se for contacto de um caso positivo?
Nessa circunstância, a autoridade de saúde da sua residência emitirá uma declaração para efeitos de isolamento profilático.
Portugal regista 31.596 infeções por Covid-19 e 1.369 óbitos relacionados com a doença. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, registaram-se nas últimas 24 horas 13 mortes e 304 novas infeções. O país contabiliza ainda 18.637 recuperados.
Nesta altura, embora "a fotografia do país seja favorável" - como referiu hoje Marcelo à saída da reunião com os especialistas no Infarmed -, a maior preocupação das autoridades reside na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com focos localizados em bairros sociais e desfavorecidos, além das infeções registadas na Azambuja.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com