A Polícia de Segurança Pública não ficou indiferente ao movimento que ganhou força nos últimos dias depois da morte do afro-americano George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos.
Na rede social Twitter, a polícia portuguesa partilhou uma imagem com fundo negro, com uma mensagem de igualdade.
A PSP adere assim ao 'black out tuesday', posicionando contra a discriminação racial.
"Black Lives Matter" e "Somos diversidade", pode ler-se ainda.
BLACKLIVESMATTERPela igualdade.A @DNPSP contra a discriminação racial.SOMOS DIVERSIDADE #blackouttuesday pic.twitter.com/TN5VnFvqHb
— PSP (@DNPSP) June 2, 2020
Recorde-se que George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis, depois de um polícia lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd ter dito que não conseguia respirar.
O agente da polícia em questão, Derek Chauvin, foi demitido, detido e acusado de homicídio.
Uma semana depois do caso, centenas de milhares de norte-americanos têm vindo para as ruas de dezenas de cidades norte-americanas para protestar contra a violência policial, o racismo, mas também contra as desigualdades sociais, que foram agravadas pela crise da Covid-19.
Alguns protestos têm degenerado em atos violentos e em confrontos com a polícia, com o registo de milhares de detenções, várias vítimas mortais e vários agentes da polícia alvejados.
Em várias cidades, incluindo em Washington, foi decretado um recolher obrigatório.
Na segunda-feira, numa declaração feita a partir da Casa Branca, o Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu restaurar a ordem no país, ameaçando mobilizar as forças militares para acabar com a violência nas ruas.