No dia do começo oficial da época balnear nas praias do Algarve, Almada, Cascais e Nazaré, o primeiro-ministro reforçou a importância de os cidadãos respeitarem as regras do distanciamento social no areal, assim como as regras de higienização e de etiqueta respiratória.
"Se o fizermos, este ano a praia vai fazer tão bem à saúde como fez sempre bem à saúde", realçou António Costa, apelando a que se confirme, antes de escolher a praia, a sua lotação.
"É evidente que se quisermos pôr na Praia da Rocha, apesar do enorme areal, 850 mil pessoas, não cabemos. É por isso que é muito importante que todos os dias, antes de escolher a praia, termos o cuidado de verificar a sinalética da ocupação", referiu, numa declaração feita em Portimão durante a manhã deste sábado.
"Se todos o fizermos, continuaremos a gozar da liberdade de ir à praia e a continuar a corresponder àquilo que os meus pais me ensinaram: a praia faz bem à saúde e a nossa saúde precisa de praia neste verão de 2020", destacou.
O primeiro-ministro apelou aos portugueses para que tenham cuidados redobrados e que "saiam em segurança", num momento em que se aproxima uma semana com dois feriados e depois de várias semanas de confinamento.
"Quando se avizinha uma semana marcada por dois feriados, muitos portugueses depois de muitos meses de confinamento em que a palavra foi 'fique em casa', querem, seguramente, aproveitar esta semana em que possam usufruir, mas com uma nova palavra de ordem que é 'saia em segurança', disse.
"A mensagem de sair em segurança é possível de fazer no nosso bairro, na nossa cidade, na nossa região, visitando outras regiões e descobrir regiões onde o turismo é menos frequente, sem que se deixe de vir ao Algarve", sublinhou António Costa.
Na opinião do chefe do Governo, o Algarve é um dos destinos turísticos seguros, frisando que o trajeto que a região fez ao longos dos últimos três meses "é muito tranquilizador para todos os que quiserem passar as suas férias, um fim de semana ou aproveitar os próximos feriados".
"Sendo o Algarve uma região segura, é muito importante que essa confiança exista em nós e também lá fora [estrangeiro]", frisou.
António Costa considerou que os portugueses devem aproveitar este ano para visitar algumas regiões dada a previsão de existirem menos turistas estrangeiros. "Os portugueses que costumam dizer que não vão a determinados sítios porque têm muita gente, devem aproveitar este ano, porque, por muito que as coisas corram bem, haverá menos turistas vindos de fora e mais espaço para nós. Não sabemos por quanto tempo, por isso convém aproveitar este ano", sustentou.
Também na Praia da Rocha, o ministro da Defesa apelou à responsabilidade cívica de cada cidadão para que esta época balnear seja um sucesso, sublinhando ainda o reforço da vigilância por parte das autoridades.
De recordar que a época balnear arranca hoje em todas as praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré, com regras de distanciamento social e lotação máxima definida, devido à pandemia da Covid-19. O Governo estabeleceu regras para a utilização das praias, como o distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos.
Recorde outras regras que farão parte deste verão nas praias do país.
[Notícia atualizada às 14h40]