"Máscara + distanciamento + etiqueta respiratória + higiene das mãos = Medidas Preventivas". São estes os quatro 'pilares' de que não nos podemos esquecer para combater a pandemia da Covid-19 que atravessamos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às redes sociais para reiterar o aviso e apelar especialmente aos jovens que o cumpram.
A máscara, por si só, "não dá imunidade". "O uso de máscara na comunidade é apenas uma medida adicional de proteção" que tem de ser acompanhada do distanciamento social, da etiqueta respiratória que implica tossir e espirrar para o antebraço e da higiene das mãos - lavá-las durante pelo menos 20 segundos ou com uma solução de base alcoólica.
De recordar que este sábado, na segunda conferência diária da incidência do novo coronavírus em Portugal, Graça Freitas afirmou que o uso da máscara é apenas uma medida adicional, que ajuda a proteger da Covid-19, mas que não confere imunidade.
"A máscara é uma medida adicional, ajuda a proteger, é um método de barreira, mas não nos dá imunidade", vincou a responsável. Se assim fosse, se a máscara protegesse a 100% do contágio, "o assunto do mundo estava resolvido", acrescentou ainda, reforçando o apelo ao comportamento das pessoas.