"Ainda estamos em estado de emergência municipal, mas, até ao momento, congratulo-me por um concelho com 100 mil habitantes como o nosso, que tem 507 quilómetros quadrados, registar 104 casos de infeções, sendo que 98 já estão recuperados e, felizmente, não registámos nenhuma morte por covid-19", anunciou António Almeida Henriques.
O autarca aproveitou a ida aos quartéis dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viseu para "dar uma palavra de apoio e incentivo, pelo trabalho realizado durante a pandemia", mas também, "pela época de fogos que está agora a começar".
Numa tarde dedicada à proteção civil, Almeida Henriques lembrou que o município de Viseu "ainda está em estado de emergência" e aproveitou a ocasião para entregar aos jornalistas o "relatório preliminar apresentado pela Comissão Municipal da Proteção Civil na reunião de sexta-feira" que, entre outras informações, tem dados sobre a pandemia no concelho.
O relatório adianta que foi declarado a 16 de março, pelas 18:00, "situação de alerta na totalidade do território municipal" com a ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil e criação da Subcomissão de Acompanhamento covid-19 que realizou, diariamente, 56 reuniões de acompanhamento.
O documento revela ainda que no centro de rastreio montado no Pavilhão Multiusos de Viseu, juntamente com a Unilabs, a polícia municipal local registou 2536 entradas. Foram ainda feitos, em 22 dias, 1684 testes de diagnósticos realizados em 48 instituições com todos os resultados negativos.
A proteção civil fez "sete operações de descontaminação" em espaços públicos e realizou 50 visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e agentes de proteção civil para identificação de problemas e entrega de equipamento de proteção individual.
A Câmara Municipal de Viseu entregou ao todo, segundo o documento, 87.325 unidades de diverso material de proteção entre máscaras, viseiras, aventais, tapa-pés ou termómetros, por exemplo, e um total de 740 litros de desinfetantes de exteriores, superfícies e de mãos.
O município criou ainda uma linha de emergência social onde registou 1.350 ocorrências e, destas, encaminhou 381 para o Instituto de Segurança Social. Entre os tipos de apoio prestado estão 1.053 pedidos de supermercado, 173 de medicamentos, 29 refeições, cinco recolhas de lixo e quatro reparações.
Das ocorrências registadas, 1.041 foram tratadas, 237 invalidadas, 43 estão a aguardar tratamento e 25 estão em tratamento, restando quatro que se encontram em triagem.
No apoio ao comércio, a autarquia entregou 1.430 'kits' que incluíam 2860 máscaras, 1430 viseiras e outros tantos desinfetantes e ainda 1.500 dísticos autocolantes com a informação do uso de máscara no interior do estabelecimento.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 434 mil mortos e infetou quase oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.520 pessoas das 37.036 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.