Surto de Covid-19 no IPO de Lisboa atinge os 109 casos confirmados

O surto teve origem, há cerca de duas semanas, no serviço de Hematologia da unidade de saúde da capital.

Notícia

© Wikipedia Commons

Notícias ao Minuto
29/06/2020 16:53 ‧ 29/06/2020 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa registou 109 casos confirmados de Covid-19, até ao passado sábado, dia 26 de junho, adiantou, esta segunda-feira, a SIC Notícias. 

Destas mais de uma centena de pessoas infetadas, 48 são profissionais do IPO, 18 prestadores de serviços externos e 43 são utentes. 

Até ao momento, já foram realizados mais de 7.500 testes a profissionais e doentes, correspondendo a uma média de 160 testes por dia. 

Em declarações ao canal da estação de Paço de Arcos, João Oliveira, presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, apelou a que os utentes não faltem às consultas sublinhando que as instalações são seguras. Contudo, o responsável recordou que o surto obrigou a reorganizar profissionais, pois várias dezenas ficaram em isolamento profilático, e por isso o instituto se encontra em "esforço". 

"O esforço que está a ser pedido aos profissionais, de todos os grupos mas em particular daqueles que trabalham diretamente com os doentes, é enorme. Os hospitais não podem funcionar em fluxo tenso, têm de ter redundâncias e de ter capacidade de socorrer a determinadas situações inesperadas", afirmou o responsável, num momento em que administração do IPO já apelou à tutela para não ignorar as necessidades e reivindicações destes serviços.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas