Reguengos de Monsaraz contabiliza um total de casos de Covid-19 acumulados de 159, nove dos quais já estão considerados curados, continuando 142 infeções ativas, refere a autarquia no balanço da situação epidemiológica desta sexta-feira. Mantém-se os oito óbitos (sete utentes do lar e uma funcionária).
Neste momento, encontram-se 16 utentes do lar Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (LFMIVPS) internados, cinco dos quais em cuidados intensivos. Há apenas um infetado na comunidade a precisar de tratamento hospitalar, que também se encontra nos cuidados intensivos.
Dos 142 casos ativos, adianta a autarquia, 48 dizem respeito à comunidade e os restantes 94, ao lar onde foi detetado o surto.
"Estes números verificam-se num universo de cerca de 1.650 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 150 testes. Estão planeados para hoje e amanhã mais cerca de 30 testes", informa ainda a autarquia.
De lembrar que 60 idosos infetados vão ser transferidos do lar para o pavilhão desportivo de Reguengos esta sexta-feira, para garantir a desinfeção, por um lado a desinfeção do espaço, e por outro, melhores condições para os idosos que testaram positivo.
O concelho de Reguengos de Monsaraz, sublinhe-se, regista o maior surto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 do Alentejo. Portugal contabiliza pelo menos 1.587 mortos associados à covid-19 em 42.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).