Ao lado da Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia, está Portugal como um dos cinco países em toda a Europa com menos novos casos de Covid-19, de acordo com o relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) divulgado esta terça-feira (11 de agosto).
A análise comparou os números contabilizados pelos países em meados de julho e nos primeiros dias de agosto, calculando assim a incidência de novos casos nos 14 dias anteriores, e ajustando por 100 mil habitantes.
O relatório confrontou os dados de 31 países europeus - os 27 membros da União Europeia, o Reino Unido, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.
Segundo as conclusões, Portugal e a Suécia são os dois países onde o surto da Covid-19 está a recuar de forma mais rápida, com descidas na ordem dos 30%, considerando a evolução do número de novos casos.
Os restantes países analisados viram todos a pandemia agravar-se nos seus territórios. Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Malta, República Checa e Roménia são as nações cujas infeções estão a subir 30% ou mais.
Contudo, a positiva evolução de Portugal não chega para colocar o país abaixo das 20 novas infeções por 100 mil habitantes, sendo que neste momento encontra-se nas 28,4 por 100 mil habitantes, aponta ainda o relatório. Este é um indicador de máxima relevância, sendo que, na altura em que Portugal não foi incluído no corredor aéreo britânico, este foi um dado decisivo para o Reino Unido.