Os elementos do projeto 'SeaWatch' salvaram na tarde de segunda-feira, pelas 14h15, um homem de 58 anos que estava em paragem cardiorrespiratória, na praia de São João, na Costa da Caparica.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Autoridade Marítima Nacional explica que o alerta foi dado pelo coordenador do Plano Integrado de Salvamento implementado na praia de São João, que ativou a equipa de nadadores-salvadores, solicitando apoio aos elementos do projeto 'SeaWatch'.
Quando estes elementos chegaram ao local, a vítima encontrava-se deitada no areal em paragem cardiorrespiratória, tendo sido iniciadas as manobras de reanimação.
Após avaliação, foi utilizado pelos profissionais o Desfibrilhador Automático Externo (DAE), equipado na viatura Amarok, resultando na reanimação da vítima.
Entretanto, foi acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Garcia de Orta, que monitorizou a vítima, confirmando a sua estabilização.
Com auxílio da equipa de nadadores-salvadores e com recurso à viatura Amarok, o homem foi retirado do areal e levado para a ambulância que a transportou para a unidade hospitalar de Almada.