Portugal deverá ser um dos próximos países a ser incluído nos corredores aéreos com o Reino Unido, avançou o jornal britânico The Guardian.
De acordo com a publicação, a informação será divulgada oficialmente ainda esta quinta-feira. A decisão foi tomada esta quarta-feira e deve entrar em vigor já no próximo sábado.
Com esta alteração, os passageiros vindos de destinos portugueses já não terão de cumprir quarentena obrigatória quando cheguem a aeroportos britânicos.
Segundo o jornal, o ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, foi um dos ministros que terá concordado, ontem, com a saída de Portugal da 'lista negra'.
Contudo, de acordo com fonte do Governo britânico, há também países que vão sair dos corredores britânicos, designadamente, a Croácia e Trindade e Tobago, do Caribe, devido ao aumento de casos de Covid-19 nestes territórios. Já esta medida, poderá traduzir-se em milhares de turistas ingleses a tentarem sair dos referidos países até sexta-feira para escaparem às regras que serão impostas de quarentena.
O The Guardian adiantou ainda que a Aústria, a Suiça e a Grécia são países cuja situação epidemiológica está a ser acompanhada com grande atenção pelo Governo de Boris Johnson, também devido ao aumento de infetados pelo novo vírus nestas nações.
No mês passado Portugal, juntamente com a Suécia, Estados Unidos e Brasil, foi excluído da lista de cerca de 70 países e territórios considerados seguros pelo Governo britânico. Na altura, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, lamentou a decisão, a qual, disse, "não está fundamentada nos factos".