Um surto com 22 casos - mais quatro em relação ao avançado ontem - levou ao encerramento de dois restaurantes na Comporta. Os infetados são 18 trabalhadores e quatro familiares. À RTP, a Delegada de Saúde de Álcácer do Sal, Tamara Prokopenko, referiu que "por volta de quatro dezenas de pessoas" foram testadas em relação com esta infeção.
"Todos os trabalhadores dos dois restaurantes foram testados", sendo que, para esta quinta-feira, "estão previstos dez testes", de familiares, amigos das pessoas positivas e contactos de alto risco.
Os resultados deverão ser conhecidos "no final do dia".
Também questionada pela estação pública, Tamara Prokopenko preferiu não adiantar qual a origem do surto ou a relação entre os casos positivos.
A responsável disse ainda que deu "aval positivo ao proprietário de um dos restaurantes" - o primeiro a ser fechado - para que pudesse reabrir, "caso conseguisse encontrar outro pessoal" para lá trabalhar.
De recordar que dois restaurantes na freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola, foram encerrados, no espaço de uma semana, devido a um surto de Covid-19.
Ismael Selemane, delegado de saúde de Grândola, no distrito de Setúbal, referiu, esta quarta-feira, que "o primeiro estabelecimento foi encerrado, no dia 20 deste mês, quando verificámos a existência de casos positivos. Depois, surgiu outro estabelecimento, na mesma zona, com casos positivos, que foi encerrado hoje [ontem]".
O surto "foi despoletado a partir de um caso positivo, diagnosticado na última quinta-feira (20 de agosto), entre os funcionários dos estabelecimentos, pertencentes ao mesmo proprietário", adiantou o mesmo responsável.