A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, ao início da noite deste domingo, que foi hoje entregue o "parecer técnico para a realização da habitual Festa do Avante, tal como estava previamente previsto". O conteúdo, porém, não será divulgado, à semelhança do que é habitual, "cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender".
Em comunicado enviado às redações, a autoridade de saúde indica que foram "realizadas várias reuniões para adequar a organização do evento às medidas de Saúde Pública inerentes ao contexto da pandemia por COVID-19".
A entidade liderada por Graça Freitas destaca que "este é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas". Neste tipo de eventos, indica ainda, "é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos".
Frisa a DGS que este "é um evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos analisados", considerando "a participação de cidadãos de várias gerações".
Recorde-se que, ao início da tarde deste domingo, o Presidente da República se mostrou preocupado porque, a cinco dias do início do Avante!, ainda não tinham sido divulgadas as regras sanitárias.