Nesta altura do ano, muitos emigrantes portugueses terminam as férias e fazem longas viagens de regresso aos países onde trabalham.
Para que a condução seja feita em segurança e de forma a ajudar a evitar percalços, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reuniu um conjunto de conselhos, úteis para emigrantes e não só, e partilhou-os com os seguidores na página de Facebook da entidade.
Uma das dicas é certificar-se, antes de começar a viagem, que o veículo encontra-se “em perfeitas condições mecânicas”.
Depois de fazer ‘check’ a este passo, deve programar “cuidadosamente o itinerário, não impondo metas exageradas de tempo ou distância”. “Pare 10 a 15 minutos todas as 2 a 3 horas de condução”, aconselha a GNR.
Além disso, não se deve esquecer de toda a documentação necessária, de repousar e de não ingerir bebidas alcoólicas ou consumir refeições pesadas.
Tenha atenção que alguns medicamentos podem provocar sonolência e que, se viajar com crianças, deve levar, “em um lugar acessível”, água e alguns jogos ou livros “que as possam entreter, para que não fiquem impacientes e se transformem em fatores de distração” para o condutor.
A GNR apela ainda que não transporte volumes soltos no veículo que se possam deslocar com o andamento ou que impeçam a visibilidade.
“Iniciar a condução repousado e com o veículo em bom estado é já um bom começo”, reiteram os militares, antes de desejar “uma viagem segura” a todos.